CXOL

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Enxadristas de Passos conquistam troféus em Paraísoversão para impressão
Image
Passos, 19 de agosto de 2013.
    Quatro enxadristas do Clube do Xadrez de Passos conquistaram troféus de 1º, 2º, 3º lugares e Campeão Classificatório Mineiro Geral Absoluto no Torneio de Xadrez de São Sebastião do Paraíso, realizado em 10 de agosto. O grande vencedor é o coordenador do Clube do Xadrez de Passos, Yan de Melo Vasconcelos, de 20 anos, que ficou à frente de nomes consagrados nacionalmente, entre eles o campeão sul-americano e mestre internacional Evandro Amorim Barbosa, um total de 46 enxadristas.
    Também conquistaram troféus três dos seis alunos de Yan no Clube do Xadrez: João dos Reis Júnior, de 17 anos, ficou em 1º lugar no sub-18, Cássio Gomes Lemos, 16 anos,  3º lugar sub-18, e Antônio Samuel Pereira (14), 2º sub-14. Os outros competidores de Passos foram  Edelvan Marques Rosa, Luiz Rodrigues e Eduardo Silva.


    “O Torneio de São Sebastião do Paraíso foi de alto nível, com enxadristas muito preparados, já consagrados no xadrez nacional. Participaram 46 enxadristas de várias cidades como Belo Horizonte, Itajubá, Guaxupé, Vespasiano, Alfenas, Poços de Caldas dentre outras. Yan venceu no maior critério de desempate juntamente com o campeão sul-americano e mestre internacional Evandro Amorim Barbosa”, informa a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secel), à qual está ligado o Clube do Xadrez.
    De acordo com o campeão, todos os integrantes do clube são empenhados e dedicados a essa atividade esportiva, que contribui para o desenvolvimento intelectual dos praticantes, despertando a área cognitiva, numa infinidade de possibilidades de operações mentais como raciocínio, concentração, atenção, memória, criatividade, calma e equilíbrio emocional, abrindo muitas possibilidades de aplicação das faculdades mentais na vida pessoal e profissional. “O xadrez é uma arte, ciência e esporte. É  um esporte muito  praticado no mundo, sendo o mais moderno, tendo a oportunidade de até  jogar pela internet. O xadrez é milenar", disse o coordenador.
    O Clube do Xadrez de Passos foi criado pelo prefeito Ataíde Vilela, em sua primeira gestão, no ano de 2005, através de lei municipal que introduziu as aulas de xadrez nas escolas municipais, para um melhor desenvolvimento dos alunos "Foi notório o empenho do nosso prefeito na Educação Municipal, visando o desenvolvimento integral dos alunos. A aquisição dos jogos de xadrez para todas as escolas e a implantação das aulas de xadrez foram relevantes para proporcionar maior desenvolvimento cognitivo aos alunos", avalia a titular da Secel, Pilar Aparecida Lemos Faria, que na época era responsável pela área de Educação.
    Em 2013, ao assumir novamente a Prefeitura, Ataíde Vilela reorganizou as atividades do Clube do Xadrez para dinamizar a prática desse esporte importante, treinar e consolidar os enxadristas passenses, que já contam com suporte  técnico. O Clube de Xadrez funciona na Casa da Cultura de Passos, tendo como professor Yan Vasconcelos e Luiz Flávio. A sala fica aberta das 13 às 22h, de segunda à sexta-feira. Os interessados em aprender e praticar esse esporte podem se dirigir ao Clube do Xadrez, onde serão inseridos nas listas de enxadristas e poderão até participar dos torneios municipais, regionais e estaduais.

Image

Nenhum comentário:

Postar um comentário